Quem Somos

Jufra

A Juventude Franciscana – JUFRA – é composta de fraternidades franciscanas seculares exclusivas de jovens.
A Jufra é um movimento ou grupo jovem?
Não. Isso seria limitá-la. Assim como o Papa João Paulo II a descreveu, a Jufra é um ideal de vida.

Cada fraternidade da Jufra é como uma família, por isso cada uma tem sua rotina própria. Contudo, alguns pontos são comuns entre as fraternidades: uma reunião geral mensal onde os irmãos colocam em comum o que são em fraternidade, o caminho de formação de cada um e o apostolado em comum.

Os jufristas (jovens franciscanos) seguem a espiritualidade franciscana e possuem como referência, além dos escritos de São Francisco e Santa Clara, a regra da Ordem Franciscana Secular (a qual a Jufra faz parte) e o Manifesto da Jufra do Brasil.

Onde a Jufra está? 

Mais fácil seria responder onde a Jufra não está. Espalhada por todo o globo, a Juventude Franciscana está presente em todos os continentes em diferentes países. Brasil, Itália, Venezuela, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Líbano, Angola, Filipinas, etc. O nosso ideal e loucura de viver cobre o mundo com a mesma força que o carisma de Francisco de Assis.

Qual nossa espiritualidade?

Seguidores da espiritualidade franciscana, procuramos viver os três conselhos evangélicos: desapego (pobreza), obediência e pureza de coração. Além destes, seguimos os outros traços do rosto franciscano: simplicidade, humildade, minorismo, apostolicidade, oração contemplativa, fraternidade universal, etc. As fraternidades se sustentam por quatro colunas espirituais principais que movem a vida fraterna:

http://2.bp.blogspot.com/_uGLtSsnGUkI/S2K_pZ_gEeI/AAAAAAAABTQ/pLDAxM04Ry0/s200/natureza.jpg

 Formação – os irmãos e irmãs passam por etapas específicas e graduais de formação;
 Oração – a vida de oração, especialmente comunitária e contemplativa é fomentada;
 Apostolado – ajudar os irmãos e irmãs necessitados do mundo através de trabalhos concretos;
 Convívio – sendo família, a fraternidade precisa de convívio, ou seja, os irmãos saborearem juntos a vida;

Quem pode participar da Jufra?

Podem participar da Jufra os jovens de 15 a 30 anos que se sentidos chamadas ou sendo convidados são inseridos em uma fraternidade da Jufra, passam por uma etapa de formação para iniciantes com duração de um ano e por fim realizam o compromisso de vida franciscano, recebendo o Tau das mãos do sacerdote.

Como faço para entrar em uma fraternidade?


Você gostou do nosso modo de vida e deseja entrar em uma fraternidade?
Procure um jufrista ou entre em contato com a nossa fraternidade regional (jufrasudeste2@gmail.com) para maiores informação. Ficaremos felizes em lhe ter como nosso irmão ou irmã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário